Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Comentários sobre o 12º Encontro da H Wine Club

Por Alexandre Okamori



No dia 03/08/2017, ocorreu mais uma degustação da confraria H Wine Club, dessa vez voltada para os vinhos nacionais, num local que já visitamos, o Red Buteco, que é especializado em vinhos nacionais.


Na parte de trás do bar, recebemos as informações sobre os vinhos do sommelier e sócio da Casa, Daniel, muito simpático e competente. Começamos com um espumante feito pelo método champenoise, de Chardonnay e Pinot Noir chamado Araucária Poty Brut, de São José dos Pinhais, do lado de Curitiba, muito bem feito, com boa acidez, frutas cítricas, tostado.



O próximo vinho foi o Cordilheira de Santana Gewürztraminer, feito em Sant'Ana do Livramento (RS), uma vinícola que já é conhecida daqueles que conhecem um pouco dos vinhos nacionais. O vinho representa muito bem as características dessa uva, com notas de lichia e rosas no aroma, frutas brancas, boa acidez na boca e textura quase oleosa, gostei bastante.

Depois foi a vez do Villaggio Bassetti Ana Cristina que é feito com a uva Pinot Noir, na região de São Joaquim, Santa Catarina. Possui cor rubi claro, com frutas vermelhas (cerejas), cravo, herbáceo, boa acidez, um vinho que também me agradou.


Os 2 últimos vinhos da noite são feitos com Syrah, o Casa Verrone Speciale,da região de Itobi em São Paulo (perto de Mococa e São José do Rio Pardo) e o Maria Maria de Três Pontas em Minas Gerais. O primeiro apresentava cor rubi violáceo, com frutas vermelhas (framboesa,amora), em geléia, floral, toque mentolado, acidez boa e talvez um pouco de álcool sobrando. O segundo vinho também tinha frutas vermelhas em geléia, pimenta e couro, boa acidez. Os presentes gostaram desses vinhos.

Os vinhos que mais se destacaram entre os presentes foram: 1º - Cordilheira de Santana Gewürztraminer; 2º Casa Verrone Speciale; e 3º Villaggio Bassetti Ana Cristina!!!!

Em resumo, uma ótima noite, provando aperitivos e comprovando que o Brasil já possui vinhos que merecem ser conhecidos, provenientes de diversas regiões do país.

Outras fotos do evento:https://www.facebook.com/pg/hwineclub/photos/?tab=album&album_id=1821739481472388

Nenhum comentário:

Postar um comentário