Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Destinos para abastecer sua adega com os melhores vinhos

Por Bruno Hermenegildo



Aumentam constantemente o número de regiões do mundo que passaram a ser tornar produtoras de vinho, entretanto mantendo a tradição desta charmosa bebida, destaca-se 10 países que são responsáveis por aproximadamente 80% do mercado mundial de vinhos. 



Vamos conhecê-los:
 

França




Famosa mundialmente por sua história a França possui uma variação climática e geográfica que contribui para uma produção diversificada de vinhos, com peculiaridades que permite a degustação de maravilhas produzidas em seu solo de sabor inigualável.

Principais regiões produtoras da França:


Bordeaux responsável pela produção de Chateaux de notável reputação pelo paladar marcante.


Borgonha onde se consagram Pinot Noir e a Chardonnay, marcados pela sutileza de sabores em sua característica predominante.


Vale do Loire e da Alsácia, são destacados por sua essência, maior suavidade e requinte, mantendo-se em evidência por seus vinhos brancos.


A região sudoeste da França é o berço para Malbec, atualmente muito bem conceituada na Argentina
 

Itália




A gastronomia italiana é uma das mais apreciadas no mundo todo, por ter a especialidade em massas, que consequentemente combina muito bem com vinhos. As vinícolas italianas produzem vinhos de alta qualidade.

Principais regiões produtoras da Itália:


Toscana, além de possuir paisagens maravilhosas, a região possui terras adequadas ao plantio da uva. São mais de sete mil vinhedos que produzem os vinhos brancos Chardonnay, Malvasia, Sauvignon Blanc, Trebbiano e Vernaccia, e os tintos Cabernet Sauvignon, Canaiolo, Merlot e Sangiovese. Em setembro acontece o mês do vinho na região próxima as vinícolas de Toscana.

Veneto é uma das regiões do nordeste da Itália mais prósperas em produção de vinhos. Tem destaque nos vinhos brancos Prosecco, e o Soave, e nos vinhos tintos, o Amarone.
 

Espanha




Símbolo da produção Espanhola é a Tempranillo. Com uma diversidade que pode chegar a mais de 15 nomes diferentes dependendo da regionalidade dentro do próprio país.

Principais regiões produtoras da Espanha:


A região da La Rioja, localizada ao norte da Espanha, possui mais de 500 adegas. O local oferece, além dos tradicionais vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc, bebidas diferentes como o Tempranillo, Imperial Gran Reserva, Castillo e outros. Na cidade da Haro, pode participar do Festival “Batalla del Vino”, onde a população vestida de branco participa de uma brincadeira com pistolas que disparam vinhos.

Navarra é conhecida por produzir vinhos rosados a partir da Garnacha. Porém, outros vinhos à base de Chadonnay e Viura também são produzidos.
 

Estados Unidos


A Mission foi a primeira uva da Europa a ser plantada no território da Califórnia, ganhou esse nome em referências as missões franciscanas. Trata-se de uma uva com alta capacidade produção. Originária da Espanha foi trazida através do México.

Principal região produtora dos Estados Unidos:


Califórnia é uma das regiões que mais produz vinhos no mundo, possuindo um número grande de vinícolas, destaque para: Ridge Vineyards, Au Bon Climat, a Calera. O vinho Peter Michael Au Paradis é considerado um dos melhores vinhos da Califórnia
 

Argentina


Famosa por estar entre os principais produtores de vinhos do mundo. Nos primórdios a Argentina consumia quase que por completo toda sua produção e durante muito tempo sua característica era de uma bebida simples e sem sofisticação. Na década de 90, a modernização e o incentivo de investimentos no mercado de vinícolas mudou completamente o cenário, inclusive aumentando a diversidade de uvas.

Principais regiões produtoras da Argentina:


Mendoza é a principal área de produção de vinhos, e onde é feito o melhor vinho Malbec do mundo, representando 70% do cultivo da Argentina. Além de saborear os vinhos, os turistas podem agendar uma visita guiada aos “Caminhos do Vinho”, que percorre diversos vinhedos.
 

San Rafael por ser uma região de temperatura elevada favorece a produção de Syrah e Carbenet Sauvignon.
 

No norte, a região de Salta, por ter grande altitude, abriga as vinícolas mais altas do mundo. A escassez de chuva contribui para o plantio de Torrontés, que representa 90% do cultivo da região.
 

Patagônia (Rio Negro), por ter temperaturas e climas diferentes do restante do país, com dias quentes e as noites frias permite um logo amadurecimento, e perfeito para brancos refrescantes, como o Sauvignon Blac e o Semilón.
 

Chile


A produção de vinhos no Chile ganha destaque em produzir vinhos com preços mais justos, e pelo desenvolvimento de novos terroirs.

Principal região produtora do Chile: 


Próxima a capital Santiago, o Valle de Colchagua é o maior produtor de vinho do país. São muitas vinícolas nessa região por causa do clima e solo dispostos. O vinho mais típico da região é o Casillero del Diablo. A região do Valle do Colchagua, é a região mais conceituada de vinhos requintados, em seus arredores pode-se encontrar atrações como museus e vinícolas tornando o passeio não só degustativo, mas também cultural.
 

Austrália


Cada dia mais crescente e modernizada as vinícolas da Austrália infelizmente sofrem com a falta de trabalhadores para o processo de produção de vinhos, em virtude de sua população ser limitada. Caracterizada por uma produção com cerca de 20% de espumantes oriundos de Chardonnay e Pinot Noir, são similares ao Champagne, leve e moderado.

Principais regiões produtoras da Austrália: 


Barossa Valley é umas regiões que mais possui vinícolas no país. A maioria das vinícolas cultivam a uva Shiraz.


A cidade de Margareth River é uma das mais conhecidas do oeste australiano. Suas principais produções são os vinhos Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot e Shiraz.



Portugal


Marcante por sua gastronomia, destaca-se também por seus excelentes vinhos, nas imediações de sua vinícolas pode-se apreciar a arquitetura histórica, enotecas, museus e uma grande variedade de vinhos.

Principais regiões produtoras da Argentina:


Região dos Vinhos Verdes, local onde há o único lote de Vinho Verde do mundo, naturalmente leve e fresco.

A cidade de Porto, leva um vinho muito conhecido com o seu nome o Vinho do Porto, além de apresentar diversos roteiros turísticos.
 

Alemanha

Produtora de Riesling que é uma das uvas mais perfumadas do mundo. Possui perfumes primários que passam pelo damasco, nectarina, pera e maçã, e os apreciadores dessa variedade buscam sentir cada aroma que essa bebida trás.

Principais regiões produtoras da Alemanha:


Rheinhessen é a maior região vinícola do país. Por ter muito jovens trabalhando nos vinhedos, há muita inovação nos vinhos.
 

A cidade de Franken também apresenta muita modernidade em seus vinhedos. Além de poder apreciar um bom vinho Würzburger, pode aproveitar as paisagens da região.
 

A região vinícola de Mittelrhein tem a cultura marcada pelo cultivo do vinho, e por isso foi nomeada pela Unesco em 2002 como patrimônio mundial, servindo de incentivo aos vinicultores.
 

África do Sul


Um lugar incrível para viagem, com vários pontos turísticos, como a Table Mountain. Destaca-se em posição importante como produtora de vinho no continente africano. O número de vinícolas é superior a de muitos países.

Principal região produtora da África do Sul: 

Cape Town produz vinhos em suas diversas regiões , mas principalmente em Constantia, que é a região mais antiga de produção de vinhos da África do Sul. O clima e o solo contribui para qualidade dos vinhos. Suas principal produção é o Vin de Constance.

Original: http://blog.artdescaves.com.br/destinos-abastecer-adega-melhores-vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário