Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

sábado, 17 de dezembro de 2016

11ª Degustação da H Wine Club - Vinhos Italianos

Por Rivaldo Azevedo



No dia 13 de dezembro, terça feira, tivemos a ultima edição do ano do nosso encontro bimestral. Dessa vez a degustação ocorreu no Café Pascucci com os vinhos Italianos importados pela Ivini Enoteca.

Iniciamos a noite com o Prosecco Doc Treviso, produzido pela vinícola Serena. Possui um perlage fino, cor amarela, alguns reflexos esverdeados brilhante, o aroma é agradável e com boa intensidade, na boca é fresco com sabor agradável e harmonioso, um excelente espumante. 


Depois foi degustado o vinho branco Grillo Egisto IGT, produzido pela Orestiadi Vini, região da Sicília. Amadurecido em tanque de aço inoxidável, de cor amarela com reflexos esverdeados, com notas de jasmim e frutas cítricas da Sicilia, harmônico, fresco, com acidez e sabor bem equilibrados. Ganhou Medalha de Bronze Decanter World Wine 2014.
 
Em seguida provamos vinho tinto Marchese  Montefusco Syrah, produzido pela Cantine Ermes, também da Sicília. Um vinho de cor vermelha púrpura, aromas evidentes de groselha, ricas notas de alcaçuz e pimenta do reino. Na boca possui taninos harmoniosos e bem integrados, o final de boca é tostado. Possui uma boa relação custo x qualidade.

O próximo vinho foi o Primitivo di Manduria Similaun DOP, produzido por Cantine Capuzzimati. Passa 12 meses em barrica de carvalho francês e outros 6 meses em garrafa. Possui uma coloração vermelha-rubi, notas de frutas maduras, na boca é harmônico, bem equilibrado com taninos que emergem num segundo momento. Recebeu 2 Bicchieri no Guia Gambero Rosso.


Por fim, tomamos o vinho branco (fazendo as vezes do vinho de sobremesa) Stiletto Pinot Grigio Sweet IGT, também produzido pela Cantine Ermes.  O nível de açúcar entre 75 e 80 g/l é alcançado depois de alguns dias, quando a fermentação é reduzida a 5 °C para bloquear naturalmente a fermentação. Possui cor amarela-palha com reflexos esverdeados, notas de frutas tropicais e pêssego e, na boca um estilo doce, fresco e frutado. Cumpriu muito bem o seu papel.


O queridinho da noite foi o Grillo Egisto, seguido pelo Prosecco e pelo Primitivo.
O evento foi muito elogiado por todos os 14 presentes, tanto pela qualidade dos vinhos quanto pela atenção do palestrante, Paolo. Que venha 2017!

Veja mais fotos do evento na página da Confraria no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário