Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Comentários sobre o Descorchados 2017

Por Alexandre Okamori




Nessa última terça-feira, dia 11/04, pudemos participar do lançamento do guia Descorchados 2017, de Patrício Tapias, o mais importante guia chileno. O Guia traz informações de 2.500 vinhos chilenos, argentinos, uruguaios e espumantes brasileiros (no futuro os vinhos tranquilos também serão comentados). A 19ª edição do evento ocorreu no espaço Traffô.




Nessa tarde, as 90 vinícolas que receberam as mais altas pontuações no guia (e muitas outras) estavam presentes e nós pudemos degustar muitas maravilhas em estado líquido! De maneira geral, os vinhos produzidos estão mudando do perfil mais concentrado, potente, marcado por madeira para um perfil de menor extração, maior adequação para harmonizar com comida, evitar excesso de uso de madeira.


Muitos vinhos bons podiam ser degustados, vou tentar pinçar alguns dos melhores.

A Concha Y Toro, por exemplo, trouxe vários exemplares da sua bela linha, tais como, Marques de Casa Concha (Chardonnay,Cabernet Sauvignon), trouxe também o Gravas del Maipo (Syrah), e, para completar, o Don Melchor (Cabernet Sauvignon), todos mantendo a constância na qualidade.

A Cousiño Macul também mostrou belos vinhos, com destaque para o Finnis Terrae branco (Chardonnay (65%), Riesling (30%) e Viognier (5%)), com aromas frutados doces e florais, belo corpo e persistência; o Finnis Terrae tinto, (Cabernet (65%) e Merlot(35%)),e o top de linha, Lota, todos apresentando boa persistência e taninos finos, doces, boa complexidade.

Um dos destaques da tarde foi o Almaviva, fruto da joint-venture entre Concha y Toro e o Baron Philippe Rothschild,que já havia provado e que faz jus  a sua fama entre os apreciadores.A surpresa(boa)é  seu irmão menor, o Almaviva Epu, que também é muito bom, complexo, persistente, com final de boca delicioso. 

Outra vinicola que foi destaque foi a Cono Sur, cujo Cabernet (Silencio) ganhou como o melhor no ano passado. Esse ano, o 20 Barrels Sauvignon Blanc ganhou o prêmio, e merecidamente, porque o vinho realmente é muito bom, conseguindo aliar potência e frescor.

Uma grata surpresa foi a descoberta dos vinhos da Gandolini (Las 3 Marias), feitos com a Cabernet Sauvignon e, que além da complexidade, apresentaram um equilíbrio marcante, sem madeira exagerada.Esse vinho foi um dos destaques do guia.No evento,o produtor pode fazer uma mini-vertical,isto é ,pode mostrar safras diferentes do vinho,explicando as diferenças ano a ano.

Para completar a avaliação, o local era agradável, mas os expositores que ficaram na área externa sofreram com o calor. O fato do evento permitir a participação daqueles que compraram o guia fez com que, a partir de um certo horário, o espaço ficasse completamente lotado.O guia já é uma referência no mercado e exige um espaço amplo , que comporte a importância e interesse que ele desperta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário