Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

sábado, 6 de fevereiro de 2016

7 filmes que um amante de vinhos deve assistir

Por Rafaela Vidigal



A combinação de cinema com pipoca é uma imagem já clássica para quem gosta de curtir bons momentos de diversão. Mas você sabia que um bom filme também pode combinar com uma bela taça vinho? Os amantes da saborosa bebida feita a partir da fermentação da uva podem se entreter bastante com um longa metragem que falam sobre vinhos ou possuem o mercado de vinhos como cenário, e ao mesmo tempo, se deliciar com uma apetitosa garrafa!

E para compor tudo isso, separamos no post de hoje 7 dicas de filmes que farão você conhecer mais da cultura dessa bebida dos deuses, além de se emocionar junto com belíssimas histórias. Então sente-se no sofá e vem acompanhar conosco!


O Segredo de Santa Vitória (1969)




Filme antigo, baseado no romance de Robert Crichton que leva o mesmo nome, traz a Segunda Guerra Mundial como cenário. Santa Vitória é uma cidade italiana que vive à parte dos eventos bélicos do período. Diante da notícia da derrota do país na conflagração, o bêbado da cidade se torna o prefeito do lugar, enquanto os moradores tentam salvar os vinhos, considerado o bem mais precioso da cidade, das mãos dos nazistas.

Mondovino (2004)




O documentário dirigido pelo cineasta e sommelier norte americano, Jonathan Nossiter, é centrado nas transformações que a globalização trouxe para a indústria do vinho. O filme mostra como o apetite financeiro pode afetar a produção vinícola, computando entrevistas e relatos de importantes representantes do meio, além de práticas de pequenas e grandes propriedades do setor. É interessante do começo ao fim!

Sideways (2005)




Na mistura de drama e comédia, o longa norte americano exibe a viagem de despedida de solteiro de um homem apaixonado por vinhos com o seu melhor amigo fanfarrão por vinícolas da Califórnia. Nos passeios que fazem pela região de Santa Bárbara, eles conhecem duas mulheres, que têm grande influência nos momentos vividos pela dupla de amigos.


Corked! (2009)




Esse é um conto hilariante narrado por quatro personagens que amam o vinho: um gerente de vinhedo; um prestigiado crítico de vinhos; o gerente de uma grande vinícola e um produtor de vinhos independente. O grupo viaja por diversas vinícolas norte americanas, explorando seus mercados e criando um documentário em nuança bastante mordaz.

Obsessão Vermelha (2013)




Esse é também um documentário, porém que destaca um novo mercado vinícola em expansão: a China. O título do filme, inclusive, é uma brincadeira com a cor da bandeira do país e a tonalidade dos vinhos da região de Bordeaux, um dos preferidos entre os chineses. Há declarações de produtores da bebida, jornalistas e críticos. Com o filme, é possível entender como a entrada dos chineses no mercado fez a indústria de vinhos inflacionar tanto, a ponto da China se tornar um dos países com maior consumo da bebida no mundo atualmente.

Somm (2013)





Divirta-se com a história de quatro amigos sommeliers que se esforçam até seus limites a fim de conquistar o bem-conceituado Diploma de Mestre Sommelier — título alcançado por poucas pessoas em mais de 50 anos desta láurea. O diploma é reconhecido como a qualificação maior dentro da profissão.

Um Ano na Borgonha (2013)




Documentário imperdível para os enólogos e amantes de vinho que demonstra os bastidores do mundo dos vinhos da região francesa da Borgonha, dando enfoque na safra de 2011 da famosa província. Assistindo o filme, você poderá observar cada etapa da produção, da plantação até o estoque da bebida, além das curiosidades e dificuldades que acontecem nos processos.

Ainda em tempo...

Os 7 filmes viraram 17. Os filmes "O Julgamento de Paris" e "Um bom ano" não poderiam ficar fora.


O Julgamento de Paris (2008)




Se houvesse alguma história de Cinderela para vinhos, certamente seria a Degustação de Paris de 1976, ou “O Julgamento de Paris”. Uma degustação histórica que tornou-se um marco para a indústria do vinho na Califórnia e abriu espaço para os vinhos do Novo Mundo.

Esta história rendeu inclusive um ótimo filme, que retrata de maneira leve e descontraída o momento histórico em que pela primeira vez um vinho do novo mundo (Califórnia) fez frente aos aclamados vinhos franceses.


Um Bom Ano (2006)




Aos 11 anos, Max Skinner (Freddie Highmore) é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry (Albert Finney), dono de um vinhedo na França. Adulto, Max (Russell Crowe) torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, sem qualquer tempo para degustações mais duradouras. Certo dia Max recebe a notícia de que Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças de infância. 


Saint Amour (2016)




Em Saint Amour dois homens deixam sua rotina para passear em uma região vinícola, o pai espera que o filho assuma as fazendas de gado da família, mas ele só demonstra interesse por vinhos. O filme estreia neste mês de março no Brasil, ainda sem data específica.

Festa de Babette (1987)




A história se passa no século XIX, num pequeno vilarejo da Dinamarca onde duas irmãs muito religiosas dão continuidade ao trabalho de seu falecido pai, um pastor luterano. Tudo começa a mudar com a chegada de uma francesa ao vilarejo. As irmãs acabam acolhendo a mulher que, em troca de abrigo, passa a cozinhar para elas. Doze anos mais tarde, as irmãs decidem prestar uma homenagem ao pai que estaria completando cem anos de vida e a cozinheira, Babete, insiste em oferecer um jantar à francesa. Na noite do jantar, os convidados, veem descortinar a sua frente um inesquecível banquete. Esse é um filme delicado, intenso e memorável em que vinho e comida protagonizam uma história que não cansamos de ver e rever.

Um ano em Champagne (2014)




Esse belíssimo documentário leva o espectador a uma viagem pela região de Champagne, onde ele pode acompanhar os trabalhos dos viticultores durante um ano no complexo e exclusivo processo de produção do mais famoso vinho borbulhante. É muito interessante acompanhar o relato de vários produtores que falam de seus negócios e da tradição de família que vem sendo passada por várias gerações. O filme expõe, por um lado, todo o drama de apreensão e desafios em que vive o vinicultor durante o ano, e, em contrapartida, revela a magia da celebração final quando se estouram as rolhas. Um irresistível convite a um brinde!

Paris Pode Esperar (2016)




Esse é um filme atual que está no circuito dos cinemas. A história começa em Cannes onde um produtor de cinema (Alec Baldwin) está a trabalho acompanhado de sua esposa Anne (Diane Lane). Sempre atribulado, o cineasta segue para Marrocos e sua esposa acaba aceitando a carona de um francês, sócio do marido, que também ia para Paris. Começa então uma viagem de carro que percorre belas regiões vinícolas como a Provence, o vale do Rhône, a Borgonha e Champagne. Nesse trajeto, os dois vão fazendo diversas paradas, e é aí que o filme exibe todos os deleites imaginários que comprovam que, na França, comida e vinho estão intrinsecamente ligados e fazem parte de uma forte herança cultural e enogastronômica. 



Sour Grape (2016)




Documentário sobre o mercado de leilões de vinhos finos e raros e o colapso do mercado. Colapso este que começou quando um falsificador que fez amizade com ricos e poderosos, e assim, vendendo milhões de dólares de vinhos fraudulentos pelas melhores casas de leilões do mundo.

 

A Sorte do Vinicultor (2009)




Drama romântico que conta a história de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um jovem viticultor camponês que almeja criar o seu próprio e perfeito vinho. A sorte de Sobran muda quando em uma noite de verão em 1808, um anjo lhe aparece e oferece algumas mudas de videira para serem plantadas nas terras de sua família. A partir desta noite, uma vez ao ano Sobran deve se encontrar no mesmo local com o anjo, que o aconselha sobre tudo, desde a vida amorosa até a produção de vinho. Só que tudo muda quando Sobran descobre que o anjo, na verdade, pode não ter vindo do céu. O filme conta com a participação de Vera Farmiga (Invocação do Mal).


O Sabor do Amor (2012)


cartaz de O Sabor do Amor

Comédia romântica sobre uma jovem que, após a morte do seu pai, herda uma vinícola em Napa Valey, Califórnia. Wendy (Marla Sokoloff) começa a cuidar das atividades da vinícola ao mesmo tempo em que conhece e se apaixona por Chris (Barry Watson). Só que a jovem não sabia que o rapaz era filho de seu principal concorrente. O elenco também conta com a presença de Christopher Lloyd (De volta para o futuro).


Somm Dentro da Garrafa (2015)


somm-into-the-bottle
A segunda parte do documentário dirigido por Jason Wise, muito mais tranquila e sem as tensões da primeira, mostra, quatro anos depois, 10 pequenos capítulos de incríveis histórias contadas pelos 4 sommeliers do filme anterior, jornalistas e produtores. Em países como a França, Estados Unidos e Itália, renomados produtores abrem suas portas para que o público conheça cada detalhe de seus vinhedos, sua produção, armazenamento e comercialização de seus produtos.
 Original:http://blog.artdescaves.com.br/7-filmes-amante-vinhosdeve-assistir

4 comentários:

  1. Boa tarde, sem querer me intrometer, ainda não asisti esses filmes mencionados, mas um que me chamou muito a atenção é " juglamento de Paris". um filme que trata sobre o preconceito que temos sobre alguns paises ou sobre alguns vinhos sem mesmo conhecer a historia toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado. O Julgamento de Paris não pode ficar de fora, vou incluir no Post. Obrigado por lembrar.

      Excluir
  2. Me perdoa! Este é o nome original do último filme da lista.

    ResponderExcluir