Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Comentários sobre o Grand Tasting 2016

Por Alexandre Okamori

No dia 28 de abril participamos do evento anual da importadora Grand Cru, o Grand Tasting, que foi realizado na belíssima Casa da Fazenda no Morumbi.


Farei alguns breves comentários sobre os vinhos que eu mais gostei, mas devo confessar que havia muita coisa boa, uma degustação de ótimo nível! 



Entre os vinhos brancos, um dos mais admirados foi o Brauneberger Riesling Tocken 2014 do produtor Fritz Haag, um vinho delicado, com belo mineral e um toque lácteo, muito agradável. 

Os Franciacortas da Tenuta Villa Crespia também agradaram. A vinícola fica na aldeia de Adro, na Lombardia e o seu Riserva 2005 Francesco Iacono é complexo, com toques de nozes, manteiga, uma cremosidade em boca, enfim uma delícia!

Numa mesa intitulada Ícones do Velho Mundo, pudemos nos divertir provando vinhos icônicos como: Mauro 2012, corte de Tempranillo e Syrah, com muitas frutas em geleia e taninos sedosos; QS 2 da cultuada Quinta da Sardonia, localizada em Sárdon del Duero na província de Valladolid, que entrega frutas vermelhas frescas e mineralidade; o Château La Nerthe 2012, um dos mais antigos produtores da denominação Châteauneuf-du-Pape, que mostra cerejas, baunilha e um conjunto equilibrado, de perfil moderno; por último, o Le Volte Dell'Ornelllaia 2013, da região de Bolgheri na Toscana, que apresenta muita complexidade nos aromas, com notas terrosas e taninos macios. 

Enfim, gosto é muito subjetivo, então escolher um vinho entre tantos vinhos bons é uma (bela) dificuldade!

Ainda entre os (vários) destaques, a vinícola Cobos apresentou um belíssimo Bramare Cabernet Sauvignon da safra 2011 e 2 Bramares Malbec: um de Lujan de Cuyo, mais encorpado e potente e, um do Valle de Uco, mais delicado e elegante, mas ambos muito complexos e sedutores!


Ainda na América do Sul, a vinicola Pizzorno do Uruguai trouxe o Pizzorno Primo 2011, corte de Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Petit Verdot, com muitas frutas vermelhas escuras, couro, bela acidez e final longo.

De maneira geral a organização foi muito boa com espaço bem distribuído, pratos frios e quentes para acompanhar e, uma seleção de vinhos de alta qualidade para serem degustados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário