Para os amantes de doces, a sobremesa é sempre a hora mais esperada da refeição. Tal experiência pode ser potencializada e se tornar ainda melhor se a bebida que acompanhar esse momento for escolhida seguindo certos critérios. E nesse caso, o vinho pode ser um excelente parceiro, equilibrando sabores, mesclando tons diferentes e deixando esse momento muito mais agradável.
E para te contar mais sobre isso, listamos no post de hoje algumas dicas para te ajudar a escolher o vinho certo para acompanhar suas sobremesas. São dicas simples, mas que farão total diferença nesse momento de prazer. Acompanhe!
As regras básicas para uma boa harmonização
Para que uma parceria dê certo, é preciso que haja harmonia, não é mesmo? Ou seja, nenhum dos envolvidos deve se sobrepor ao outro. E na relação entre o vinho e a sobremesa não é diferente. Se a sobremesa é do tipo pesada, o vinho deve ser mais forte, marcante e encorpado. Já para sobremesas mais refrescantes e leves, o vinho deve seguir na mesma linha.
O intuito é sempre que um valorize o sabor do outro, sem que um deles tenha sabor anulado ou destacado excessivamente. A doçura também deve ser equivalente para que as papilas gustativas não adormeçam e, consequentemente, os sabores não sejam sentidos. Outra regra importante é procurar sempre componentes comuns ou semelhantes no prato e no vinho.
Doces com frutas
No caso de doces com frutas como saladas de frutas, cheesecakes e torta de maçã, é preciso de vinhos que tenham o mesmo nível de açúcar, que sejam leves e suaves a fim das notas frutadas da sobremesa se destaquem junto às da bebida. Bebidas cítricas também são bem-vindas. Dicas de vinho que se comportam bem nessa combinação é o tipo demi-sec, espumantes Asti ou Moscato d’asti.
Combinação com chocolate
Para competir de igual para igual com o sabor marcante e com os altos níveis de gordura do chocolate, combine brownies, brigadeirões e mousses de chocolate com vinhos fortes e tânicos. Os vinhos brancos, por exemplo, não devem ser escolhidos. Por serem muito leves, eles acabam passando despercebidos ao serem degustados com esse tipo de sobremesa. Exemplos de vinhos que combinam bem com chocolate é o vinho do porto, banyuls. De qualquer forma, essa combinação é algo que não pode deixar de ser experimentado.
Vinho e café
Sobremesas como affogato, frapuccinos e tiramissus, que contam com café em sua composição, harmonizam bem com vinhos que lembrem esse sabor. Esse é o caso de uma combinação feita por características e sabores parecidos. Um bom vinho para essa ocasião? O marsala.
Sobremesa de doce de leite
Uma boa dica na hora de degustar sobremesas muito doces, como é o caso de receitas que vão doce de leite, é optar por uma bebida que bata de frente com a doçura extrema desses pratos. O recomendado nessa ocasião são aqueles vinhos bem ácidos para que a mistura não fique muito enjoativa. Vinhos brancos elaborados com uvas botrytizadas com Sauternes, Saint Croix du Mont, Tokaji Aszú.
Delícias de leite e ovo
Dois bons vinhos para acompanhar sobremesas feitas de leite são os vinhos feitos de uvas colhidas tardiamente, como o late harvest. Eles respeitam o toque suave que pudins, manjares e cremes brûlées têm.
http://blog.artdescaves.com.br/como-escolher-um-vinho-para-acompanhar-sobremesas?utm_campaign=Blog&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=23673074&_hsenc=p2ANqtz-_shQBsYFpWLgI2GXBgYrzbW4TpqsWo6m91Q_MsofdMQ6uX5K3Xh8SnBKhfq_vD1pyUY8FtemFtBGg5PADMcLiHaQFlzg&_hsmi=23673074
Gostei!
ResponderExcluir