No último dia 10 de maio tivemos a oportunidade de participar novamente da esperada degustação do Grand Hyatt Wine Club. Esse evento foi especial porque vários produtores vieram mostrar os seus vinhos e, dessa forma, enriquecer a nossa experiência!
Essa edição teve um formato diferente, com várias mesas com aperitivos (queijos, embutidos, sushis, espetinhos de corte de carne suína) e o salão principal com diversas vinícolas (creio que 15), sem a palestra sobre vinho das ultimas edições.
Devido ao grande número de vinícolas, foram muitos os vinhos provados e, para a nossa felicidade, a qualidade geral foi muito boa!
Entre os diversos destaques da noite, os vinhos do famoso Castello Banfi (Toscana) como o Brunello di Montalcino "Poggio Alle Mura" e o Excelsus Sant'Antimo, um supertoscano de Cabernet Sauvignon e Merlot, ambos complexos e muito bons, com características diferentes.
O produtor Trvaglini, uma referência em vinhos da denominação Gattinara, também trouxe seus vinhos, que são muito longevos, mas são prazerosos desde já.
A Tenuta Sette Ponti trouxe 2 supertoscanos: o Oreno (Cabernet Sauvignon, Merlot e Pétit Verdot), muito complexo e com taninos sedosos e o Orma (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot), que é vizinho dos famosos Sassicaia e Ornelaia e, não faz feio na comparação!
Os Barolos também foram muito bem representados pelo conhecido produtor Gianni Gagliardo, pelo produtor Paolo Scavino e pelo produtor biodinâmico Icardi, mostrando sua complexidade e, apesar dos taninos finos, grande capacidade de envelhecimento, mas garantindo prazer mesmo novos.
A vinicola Poggiotondo trouxe belos Chianti e Chianti Riserva ("Vigna Delle Conchiglie"), que também foram aprovados pelos membros do nosso grupo.
O conhecido produtor Zenato da região do Veneto nos brindou com seus sempre bons vinhos Valpolicella, Valpolicella Ripassa e Amarone Della Valpolicella.
Além deles, também tenho que mencionar os ótimos espumantes Franciacorta da Bellavista e os belos vinhos do produtor Farnese, da região de Abruzzo, com destaque para o Edizione n 12 Cinque Autoctone (Montepulciano, Primitivo, Sangiovese, Malvasia Nera e Negroamaro).
Em resumo, foi um belíssimo evento, com vinhos maravilhosos para todos os gostos! A tradicional palestra é interessante, mas num evento de 2 horas, acho que fica um pouco corrido diante de tantos vinhos a provar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário