Rafaela Vidigal
Você fará uma festa em casa e quer marcar o evento com elegância e charme? A melhor maneira de sua festa ser um sucesso, se relaciona com a atitudes em ser um bom anfitrião, preparando uma degustação de vinhos.
Seja para uma ocasião especial com os amigos ou para curtir o momento com alguém especial, é válido se ater em algumas dicas:
Planejamento
O vinho saboroso é como aquela paixão arrebatadora que é capaz de mexer com todas as estruturas físicas e sensoriais do indivíduo, por isso a experiência de degustar vinhos é única também.
Por esse motivo, ao decidir realizar um evento de tal magnitude é preciso:
- Ver a lista de convidados – quantas pessoas são? Quem são? Que gostos possuem? A contagem ideal envolve de 8 a 10 pessoas, esse número é suficiente para dispô-las em uma mesa confortável, fora que nessa estrutura, caberá perfeitamente dentro do orçamento. Ideal para conversas íntimas e na associação de pessoas que possuem pontos de vista semelhantes.
- Escolher a quantidade de vinhos – Sendo de 8-10 pessoas, cerca de duas garrafas de cada tipo é um bom estoque. Pega muito mal, quando você convida várias pessoas e então se dá conta que possuía um armazenamento tão limitado, que agora os convidados estão com sede e na ânsia de saborear mais vinhos, sem poder serem atendidos prontamente, mas se decidir por convidar mais pessoas, o indicado é que destine meia garrafa de vinho para cada indivíduo.
- Verificar os convites – Pequenas falhas podem impedir que seu evento seja um sucesso, às vezes, um erro de digitação na informação de dia e hora do evento, pode colocar a festa em risco. Os convites também podem ser enviados virtualmente e devem conter os detalhes do evento.
- E, analisar orçamentos e preços – É preciso identificar se os recursos disponíveis estão dentro do que você precisa para a degustação de vinhos, se houver necessidade em economizar, será preciso: limitar as opções de vinhos para degustação ou comprar vinhos por atacado.
- Espaço do evento: arrumação das mesas – O espaço do evento é outro ponto que merece toda atenção do anfitrião. Arranjos florais, taças, velas, podem destacar as mesas.
- Serviços de vinhos – Não importa quantos vinhos você queira servir, mas estes devem seguir uma ordem, ficando da seguinte forma:
- Champanhe ou prosecco.
- Vinhos brancos e leves (Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio).
- Vinhos ricos (Chardonnay).
- Vinhos rosés
- Vinhos tintos leves (Pinot Noir, Granache).
- Vinhos vermelhos (Shiraz, Cabernet Sauvignon).
- Vinhos como Riesling ou Gewurztraminer.
Suprimentos
Antes que seu evento de degustação de vinho ocorra, é preciso saber se você possui suprimentos suficientes para que sua festa seja satisfatória. O que você precisará?
- Cálices de vinhos ou taças para cada convidado.
- Cartões e canetas para inserção de nota.
- Tigelas bonitas de modo que o vinho indesejado seja disposto dentro delas.
- Pão francês para retirar o sabor do vinho anterior, após degustação.
- Água.
Acessórios
Os acessórios ajudarão os convidados a se manterem mais confortáveis. O que você precisará?
- Decanter
- Baldes com gelo
- Saca-rolha
- Taças
Comidas
Vinho e deliciosas comidas andam em perfeita harmonia. Nesse sentido, você precisará de ingredientes especiais e básicos para uma boa degustação de vinhos, como:
- Bandejas de queijos
- Carnes curadas
- Salmão defumado
- Brusqueta de tomate
Original: http://blog.artdescaves.com.br/ser-bom-anfitriao-degustacao-vinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário