Na terça-feira, 29/03/16, houve a primeira degustação do Grand Hyatt Wine Club do ano.
Inicialmente, tivemos uma palestra com degustação com as famosas taças austríacas da Riedel, consideradas as melhores do mundo. Uma palestra que demonstrou na prática como uma taça de vinho interfere na apreciação dos vinhos. Sensacional!
Depois, fizemos a harmonização de 2 alimentos amados por muitos: vinho e chocolate.
A Mistral trouxe os vinhos da vinícola chilena Montes, todos muito bons e que foram usados na degustação com os copos Riedel: Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Cabernet Sauvignon, que compatibilizou bem com o chocolate amargo.
A Cantu trouxe um belo Malbec late harvest (colheita tardia), cuja doçura e taninos combinam com o chocolate.
A Zahil trouxe também bons vinhos: um espumante rosé brut Callia (100% Syrah); o Ventus Moscato di Sicília, um vinho da uva moscatel muito aromático, com belo toque cítrico e equilíbrio entre acidez e doçura; um vinho Madeira da Henriques & Henriques (3 years Rainwater), que tem um toque doce (mas não muito), oxidado.
A Grand Cru trouxe um vinho de Torrontés, Laborum late harvest, muito aromático e floral; um belo vinho do Porto, o Van Zellers Tawny, cuja estrutura permite uma combinação mais adequada com os chocolates.
A Interfood trouxe um licor de uva Tannat da Família Deicas, que também tem uma estrutura boa para combinar com o chocolate.
De maneira geral, só vinhos doces mais robustos, como o Porto ou outro vinho doce chamado Banyuls (França) conseguem fazer frente ao chocolate, que apresenta um teor de gordura e textura muito marcantes. Os vinhos doces mais delicados são sobrepujados.
O evento continua a ser um dos segredos da cidade, mas o tempo de 2 horas para palestra e degustação dos vinhos não é suficiente.
Eu gostei muito dos vinhos da Mr. Man. O Marqués de Cárceres Crianza, excelente.
ResponderExcluirMuito bem lembrado Kika!
ResponderExcluir