Por
Bruno Hermenegildo

Se você é amante de um bom vinho e a bebida está sempre presente nos seus momentos de lazer, não se esqueça daquele aviso que já virou bordão: bebida alcoólica não combina com direção. Sendo assim, para que você possa continuar desfrutando das delícias vinícolas e ainda ser um motorista consciente e informado, fique ligado nas dicas a seguir sobre as regras de Lei Seca e do funcionamento do vinho no corpo humano.
Lei Seca: o que é e como funciona?
A lei prevista no código de trânsito afirma que é proibido beber sob efeito de qualquer substância que altere a capacidade psicomotora. Isso inclui drogas, bebidas alcoólicas em geral, entre outros. Antigamente era permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool no sangue - o equivalente a um pouco menos que duas taças de vinho. Porém, com as reformulações nas regras de trânsito, qualquer percentual alcoólico no organismo é passível de penalidade. Entre as consequências de reprovação no bafômetro estão 12 meses sem a CNH e uma multa salgada: R$ 1.915,30. Melhor ficar no suco, não é mesmo?
O que a Polícia Rodoviária orienta para quem bebe e vai dirigir?
Os efeitos do álcool variam muito de pessoa para pessoa, dependendo do gênero (homem ou mulher), peso e altura. A mulher, por exemplo, demora mais para metabolizar o álcool e esse processo pode demorar ainda mais se o consumo for feito com o estômago vazio. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, é aconselhável seguir a orientação da Polícia Rodoviária, que indica um prazo de, no mínimo, 12 horas entre beber e dirigir.
Quantas horas são necessárias para eliminar os efeitos de uma taça de vinho?
No caso do vinho, ingerir uma dose é o mesmo que consumir de 0,1 a 0,5g de álcool por litro de sangue. Nesse estágio, é possível que você sinta um leve relaxamento no corpo, além de uma mudança no nível de percepção. Sendo assim, o recomendado é esperar, pelo menos, 1h para pegar o volante.
Tempo de eliminação do vinho x outras bebidas
Seguindo essa matemática, é possível entender que para 1 copo de cerveja de 200 ml e uma taça de vinho de 100 ml, você deve esperar de 1 a 2 horas para poder dirigir. Porém, se você bebeu algum tipo de destilado como whisky, vodca ou cachaça, então o ideal é aguardar, pelo menos, 4 horas para isso.
Vale lembrar que, independente de saber calcular o prazo permitido para beber e conduzir um carro, é preciso ter consciência de que qualquer quantidade alcoólica pode ocasionar variações na sua capacidade psicomotora e ainda gerar um custo financeiro alto. Portanto, opte por fazer essas duas coisas separadas: ou beba ou dirija!
Fonte: http://blog.artdescaves.com.br/quanto-tempo-dirigir-depois-beber-vinho?utm_campaign=Blog&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=29425073&_hsenc=p2ANqtz-9KhMeMfgsvNLl1-_7y3L2pOlWUT9u_5b8X1NenBJy1OnEGmykvhxZDGB03pQbHtUCX1Ajdze0gznLTnAk0h8FCRZxMlg&_hsmi=29425073
Nenhum comentário:
Postar um comentário