Quem nunca foi convidado para uma noite de queijos e vinhos, não sabe o prazer de apreciar esses dois produtos espetaculares e que combinam perfeitamente, entre si e com uma noite dentre amigos.
A intimidade entre os queijos e os vinhos é tanta que, se não podemos considerá-los produtos irmãos, podemos, ao menos, considerar que são primos. E, assim como o convívio em família pede carinho e atenção, a harmonização de queijos e vinhos também tem suas peculiaridades.
A incrível combinação entre queijos e vinhos foi uma consequência quase natural que começou na França, maior e mais tradicional produtor de vinho do mundo, e rapidamente ganhou força, tornando-se tradicional.
Entretanto, apesar de ser uma harmonização naturalmente agradável, é bom lembrar que assim como cada vinho e seu tipo de uva, cada tipo de queijo possui suas características particulares. E os sabores de ambos devem estar em sintonia para que o momento de degustação seja extremante agradável e saboroso.
É claro que você pode não concordar muito com as dicas dos especialistas e degustadores profissionais, afinal as preferências pessoais são bem peculiares. E elas devem ser sempre levadas em consideração, com certeza.
No entanto, algumas dicas básicas de harmonização vão ajudar você a não errar feio quando precisar harmonizar queijos e vinhos para um grupo de pessoas.