Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

domingo, 25 de setembro de 2016

Dez passos para abrir um vinho com saca-rolhas


Manual ilustrativo não vai deixar você se intimidar com a técnica que é bastante simples


International Tasting 2016: a maior degustação do ano

Evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, com ícones do mundo do vinho para comemorar os 11 anos da revista ADEGA



Uma ocasião especial e única, com degustações verticais de alguns dos grandes ícones do mundo do vinho. Em sua segunda edição, o International Tasting se consolida como um evento de referência para os apreciadores do que existe de mais desejável no universo vitivinícola. 




Fruto mais uma vez da parceria entre Revista ADEGA, Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e Hotel Grand Hyatt, as degustações acontecerão com a participação de embaixadores das vinícolas produtoras dos vinhos escolhidos para o evento. 


O Internacional Tasting 2016 acontece nos dias 22 e 23 de outubro próximo no Hotel Grand Hyatt, que fica na Zona Sul da cidade de São Paulo.

Associados do Clube ADEGA recebem 25% de desconto.

Assinantes da Revista ADEGA e associados da ABS-SP têm 10% de desconto.

O Hotel Grand Hyatt oferece pacotes especiais de hospedagem para os participantes do evento.

Para maiores informações, contate-nos pelo e-mail concierge@clubeadega.com.br.

Funcionários de vinícola francesa encontram Champagnes de 1830 em esconderijo

Descoberto em 2012, local tinha rótulos históricos da Bollinger entre várias garrafas vazias

Durante um grande projeto de restauração de suas caves, iniciado há quatro anos, funcionários da casa de Champagne Bollinger, em Aÿ, descobriram, acidentalmente, um esconderijo de garrafas de vinho de reserva atrás de uma parede de rótulos antigos. O local pequeno estava abandonado até então, pois acreditava-se que essas garrafas estavam vazias. Uma recente descoberta, porém, alterou o panorama: existiam, ali, unidades de Le Mesnil-sur-Oger 1886, Verzenay 1893 e Aÿ 1914.



Diante deste novo contexto, Jerôme Philipon, presidente da Bollinger, aproveitou para revelar seu projeto de criar um inventário detalhado dos vinhos da casa e a criação de duas caves, a primeira chamada La Réserve – para estocar os vinhos de reserva de cada vinhedo – e a segunda Galérie 1829, que vai conter 4 mil garrafas restauradas de vinhos que datam desde 1830, um ano após a fundação da empresa. Entre os vinhos encontrados e separados por safras e vinhedos há apenas 13 garrafas de 1830.

Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/funcionarios-vinicola-francesa-encontram-champagnes-1830-esconderijo_10753.html#ixzz4LHIjuInl

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Reserva' e 'Reservado': parecidos no nome, muito diferentes na garrafa



Enquanto um denota qualidade, o outro é para vinhos de qualidade inferior.


'Uma verdadeira armadilha para leigos', diz distribuidor de Friburgo, no RJ.

Por Flavio Flarys e Laís Vargas
 

Reserva, Reservado… Que confusão! Afinal, qual a diferença entre estes dois termos tão parecidos no universo dos vinhos? Toda! As denominações, que parecem existir mais para confundir do que para simplificar, significam uma profunda diferença entre os tipos de vinho que estão nas garrafas. E para complicar ainda mais: cada país produtor tem a sua própria regra de denominação, com leis próprias - ou não - para cada especificação.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Qual a relação entre a cavidade do fundo da garrafa e a qualidade do vinho?


Entenda a origem da reentrância e desvende os mitos que perduram até os dias atuais


“Sempre ouvi dizer que quanto mais pronunciada a cavidade no fundo da garrafa, melhor a qualidade do vinho. Isso é verdade?”, questiona o leitor Saulo Pacheco.

Os mitos em torno da cavidade inferior da garrafa de vinho são diversos. Um dos que mais prosperou até hoje diz que quanto mais funda e côncava, melhor a qualidade da bebida. A explicação para isso estaria no fato de os grandes vinhos, com o tempo, produzirem borra e essa reentrância no vidro serviria para que os sedimentos lá se depositassem. Mas, por mais romântica que seja essa lenda, ela não se sustenta.




A cavidade no fundo das garrafas de vinho até hoje é um assunto controverso e inconclusivo. Há diversas teorias em torno do porquê de ela existir – indo desde a facilidade para executar o serviço de vinho até a ilusão de ótica para parecer que há mais líquido no interior do que realmente há – mas as mais plausíveis estão relacionadas às origens do processo de produção das garrafas de vidro.

sábado, 17 de setembro de 2016

Ótimos vinhos abaixo de R$ 100

Listamos 28 excelentes sugestões de tintos, brancos, rosés e espumantes a um bom custo

Por Eduardo Milan 


Nossas provas mensais de centenas (às vezes, milhares) de rótulos comprovam que a qualidade geral dos vinhos tem melhorado, ficando cada vez mais difícil encontrar garrafas defeituosas e ou de qualidade duvidosa. Por outro lado, diante da crise e dos problemas econômicos e de câmbio que o Brasil vem enfrentando nos últimos tempos, estamos tendo de pagar mais para termos a mesma qualidade que tínhamos em nossas taças em 2013, por exemplo.

Assim, em vez de nos conformarmos e ficarmos nos lamentando com a situação, pusemos nossa equipe de degustação para trabalhar ainda mais duro e garimpar verdadeiros rótulos best buy, ou seja, que continuem oferecendo ótima relação entre qualidade e preço, comprovando que ainda há muitas opções no mercado para continuar desfrutando dos prazeres do vinho em tempos de economia difícil.

Para isso, convidamos todos para se despirem de preconceitos e experimentarem. Garantimos que todos os vinhos listados, primeiramente, conquistaram nossos degustadores pela qualidade e, depois, surpreenderam pelo preço.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

The Vivino Guide to the Most Popular Spanish Wines

By Julien Miquel



Spain is the third largest wine-producing country in the world after Italy and France. That means there's a lot of wonderful Spanish wine to try. But have you taken time to explore the depth of Spanish wines? Whether you're newly curious, or you already have a wine rack full of Rioja, our guide is a great tool. It will help you understand what makes Spanish wine taste the way it does, and feel confident exploring all the interesting vinos de España. 



quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Wine4.me: como o IBM Watson ajuda você a escolher o vinho perfeito

Por Wikerson Landim

Escolher um bom vinho não é uma tarefa fácil para aqueles que não têm muito conhecimento sobre o assunto. A grande quantidade de rótulos disponíveis somada às infinitas combinações existentes na hora de harmonizar com a comida tornam essa tarefa ainda mais complicada.

Pensando em auxiliar os consumidores que volta e meia se veem diante deste dilema, a companhia norte-americana VineSleuth criou o aplicativo Wine4.me, disponível por enquanto apenas para iOS (você pode baixá-lo gratuitamente neste link).

Por meio dele é possível escolher o vinho ideal de acordo com o seu paladar e, além disso, encontrar a combinação perfeita com cada tipo de alimento. Além disso, utilizando a tecnologia IBM Watson, o software é capaz de armazenar informações sobre o seu gosto e, com isso, melhorar as indicações com o passar do tempo.
 

 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

8 Unusual Drinking Laws and Customs That Still Exist

By Adrian Smith



There are many rules winemakers must follow to get their wines from grape to bottle, but another set of arcane rules exist, embedded in documents ancient and less so.

Some are only technically on the books, but others are still followed. Let’s explore a few of the most bizarre ones. 



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

9ª Degustação da H Wine Club - Vinhos da Espanha

Por Alexandre Okamori



No dia 26 de agosto, sexta feira, tivemos outra edição do nosso já tradicional encontro bimestral. Dessa vez a degustação ocorreu no Restaurante Casa Santo Antônio com os vinhos espanhóis Chozas Carrascal.

Para aqueles que não conhecem, essa vinícola fica na região de Valência, mais especificamente Utiel-Requena. É uma bodega pequena, familiar, mas com vinhos de grande qualidade, apesar de não estar situada numa região muito conhecida.

Cidades da Toscana estudam fusão

Para economizar, as pequenas Montalcino e San Giovanni d’Asso podem virar uma só


Por Gaia Pianigiani, The New York Times

Duas cidadezinhas do sudeste da Toscana, uma famosa pelo vinho tinto, a outra pelas trufas e os grãos orgânicos, estão pensando em um casamento municipal de conveniência que pode confundir suas identidades, tão distintas e preservadas, formadas separadamente ao longo dos séculos.

Com população de apenas 853 habitantes, San Giovanni d’Asso não pode mais prover serviços básicos para seus cidadãos em escala diária; com três funcionários para fazer todo o trabalho, algo simples como um reconhecimento de firma exige agendamento com dias de antecedência.

Castelo em San Giovanni d’Asso, que hoje é um hotel Foto: Nadia Shira Cohen/NYT

Por isso, em um dia de 2014, o prefeito Fabio Braconi resolveu pegar o telefone e pedir ajuda para a vizinha Montalcino, 16 km, do lado de lá das plantações de trigo.