A classificação das páginas de vinho
Desde 2010, o EnoEventos publica, anualmente, a análise do tráfego obtido pelas páginas brasileiras de vinhos. Os resultados sempre despertaram grande interesse entre os leitores, mas principalmente entre os administradores das páginas, curiosos em saber como se posicionam nesse universo virtual, a cada ano mais concorrido.
Para obter um bom resultado comparativo, as páginas são divididas em 5 categorias, analisadas separadamente: Vinícolas, Importadoras, Sites e blogs, Organizações e associações e Lojas virtuais.
Os dados que alimentam este estudo foram coletados no Alexa - The Web Information Company, uma página americana, pertencente ao grupo Amazon.com, especializado na análise do tráfego da Internet. A base de dados deles é impressionante, com a classificação de milhões de páginas residentes em mais de 125 países.
Para classificar um site, a empresa utiliza o movimento dos últimos 3 meses (considerando visitas e páginas acessadas) a partir de uma fórmula não revelada. Cada um dos sites classificados recebe uma posição que varia de 1 - lugar que, sem surpresas, é ocupado pelo Google - crescendo sequencialmente até o último site classificado. Portanto, quanto menor a colocação obtida, mais movimento o site recebe.
A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 326 sites, com a seguinte distribuição por categoria;
- 81 vinícolas
- 81 importadores
- 92 sites e blogs
- 32 organizações e associações
- 40 lojas virtuais
Os leitores irão notar que, ao final de cada tabela de classificação, existem diversos endereços que não foram classificados. Isso significa que o movimento de visitas que chegam a essas páginas é tão pequeno que o Alexa não teve como determinar uma posição para eles. É o pior dos mundos para uma página Internet.
Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas no dia 16/07/2015.
Os Ausentes
Objetivamos tornar nossas tabelas o mais completas possível, incluindo o maior número de páginas que pudemos compilar. Para isso fizemos um criterioso trabalho de pesquisa, em fontes diversas. Entretanto, imaginamos que algumas omissões podem ter ocorrido e se os leitores as identificarem, gostaríamos que fôssemos informados para poder incluí-las nas próximas edições.
Uma segunda causa de omissões é devida aos conceitos utilizados pelo Alexa, que classifica os sites pelo domínio. Isso significa que blogs residentes em sites de jornais, revistas, etc... não são considerados individualmente por aquele serviço e não puderam ser incluídos em nossa classificação. No entanto, o Alexa abre exceção para os sites de hospedagem de blogs (Blogspot, Wordpress, etc...) e o movimento de cada uma de suas páginas pode ser individualmente identificado.
O caso específico do EnoEventos
Nossa presença na Internet se dá através de duas entidades principais: o Portal EnoEventos e a Importadora EnoEventos, que compartilham um domínio básico considerado conjuntamente pelo Alexa.
A classificação que obtivemos nessas duas categorias foi excepcional e ocupamos o primeiro lugar em ambas, dentre todas as páginas pesquisadas.
É certo que, pelo fato de a importadora impulsionar o portal e o portal impulsionar a importadora, nosso resultado fica de certa forma favorecido. Mas, com certeza, não é essa a explicação de nosso sucesso, mas sim um trabalho sério e contínuo de conquista de nossos leitores e clientes.
Dinheiro desperdiçado
Muitas vezes, uma empresa investe um bom dinheiro no desenvolvimento de sua página, imaginando que apenas o fato de participar da rede irá trazer a visibilidade almejada. Nunca é assim e normalmente o capital investido vai direto para o ralo, visto que o site não é acessado pelos consumidores que nem tomam conhecimento de sua existência. Falta a divulgação permanente e um conteúdo dinâmico e bem estruturado para atrair os visitantes e fazer com que eles retornem com frequência.
Em um tempo hoje dominado pelas redes sociais, algumas empresas deixam de fazer uso dessas importantes ferramentas para a divulgação de seu conteúdo e consequente atração de mais tráfego para suas páginas. Além de mostrar aos leitores a importância de cada um dos sites de vinhos do Brasil, a presente análise servirá, também, para orientar as próprias empresas na estratégia de divulgação de suas páginas. É importante estar presente na Internet, mas isso só não basta. É necessário, também, aparecer...
Oscar Daudt
16/07/2015
Classificação das páginas das vinícolas
O número que mais chama a atenção nesta tabela é quantidade de páginas que não foram classificadas pelo Alexa, revelando que essas possuem um movimento tão insignificante que impediu a classificação: das 92 páginas pesquisadas, 39 encontram-se nessa situação, o que representa 42% das vinícolas sem tráfego de visitantes ou com tráfego marginal.
Como era de se esperar, as grandes vinícolas gaúchas dominam as primeiras colocações na tabela. A novidade desta edição é a volta ao primeiro lugar da Cooperativa Vinícola Aurora, classificação que já havia conquistado em 2010 e 2011, mas que havia perdido a partir de 2012.
Chamamos a atenção para o fato de que, para facilitar a leitura da tabela, a classificação global das páginas está dividida por 1.000. Portanto, quando se lê na tabela abaixo que a Aurora, lider do segmento, ocupa a posição global 593, na verdade esse número representa um valor ajustado de 593.000 aproximadamente, dentre todas as páginas do mundo.
Nesta nova edição, analisamos o movimento de 81 importadoras de vinhos. Dessas, 32 (ou quase 40%) foram solenemente ignoradas pelos consumidores e não puderam nem ser classificadas pelo Alexa.
A grande alegria do resultado é verificar que o primeiro lugar é ocupado por nossa importadora, EnoEventos, desbancando a até agora eterna campeã Mistral.
Classificação das páginas das importadoras
Nesta nova edição, analisamos o movimento de 81 importadoras de vinhos. Dessas, 32 (ou quase 40%) foram solenemente ignoradas pelos consumidores e não puderam nem ser classificadas pelo Alexa.
A grande alegria do resultado é verificar que o primeiro lugar é ocupado por nossa importadora, EnoEventos, desbancando a até agora eterna campeã Mistral.
Classificação dos sites e blogs
De todas as 92 paginas pesquisadas, apenas 11 delas (ou 12%) não foram classificados, mostrando um dinamismo dos administradores na divulgação de seu conteúdo.
Para nossa satisfação, o EnoEventos continua a ocupar a primeira colocação da categoria, posição que já conquistada em 2012 e 2014.
A grande surpresa desta edição foi encontrar a revista virtual Eno Estilo, da editora Camila Coletti, ocupando a segunda colocação da classificação, apesar de seu curto tempo de existência.
Classificação das páginas das organizações e associações
A quantidade de organizações analisadas foi de 32 nesta edição. A novidade é encontrar o IBRAVIN na primeira colocação, que nos últimos 3 anos foi ocupada pela ABS-São Paulo.
Classificação das lojas virtuais
Esta categoria estreou apenas em 2013 e é uma das mais importantes do levantamento. O número de lojas avaliadas foi de 40.
À exemplo das outras duas edições, a wine.com.br é a líder absoluta do segmento, bastante distanciada da segunda colocada.
Fonte: http://www.enoeventos.com.br/201503/rank/rank.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário