Por Bruno Hermenegildo
Localizada no sudoeste da Alemanha e fazendo fronteira com a Alsácia, na França, Pfalz é famosa por seus vinhos. É a segunda maior das 13 regiões vinícolas do país, com mais de três mil famílias de vinicultores dedicadas à produção de vinho.
Também conhecida como Toscana Alemã, Pfalz possui vinícolas seculares, de grande tradição, como Pfaffmann, Kloster Heilsbruck, Gries, Stern e Wissing. Esta última tem uma história interessante: quando Napoleão invadiu a Alemanha, ela foi a primeira a receber permissão para cultivar castas que na época eram cultivadas legalmente somente na França, como a Gelber Muskatellers (Moscatel amarela).
Solo
Pfalz possui uma grande variedade de solos: arenito (na maior parte da região), calcário erodido, ardósia, rocha basáltica e loess (sedimento fértil de cor amarela que só existe em algumas partes da Europa e da China), entre outros - o que permite o cultivo de amplo sortimento de castas de uvas tintas e brancas.
Clima
Comparado a outras regiões alemãs, o clima de Pfalz é mais quente, porém ameno. Não há invernos rigorosos e verões de altíssimas temperaturas. A chuva acontece na medida certa e tudo isto beneficia o cultivo das uvas, influenciando diretamente na qualidade destas.
As variedades de uvas
Em Pfalz são cultivadas 45 castas de uva branca e 22 de uva tinta. Aproximadamente 25% dos vinhedos do local são cultivados com a variedade Riesling, por isso, Pfalz é considerada a maior produtora destas uvas em todo o mundo. Entretanto, 40% dos vinhedos são de frutas tintas, e a região é a maior produtora de vinhos tintos do país.
Além da Riesling, as uvas brancas Gewürztraminer e Scheurebe são destaque na região. Entre as tintas cultivadas em Pfalz temos Dornfelder, Portugieser, Spätburgunder (Pinoar Noir) e Regent, além das mundialmente conhecidas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo e Syrah.
Os vinhos produzidos
A Alemanha é mundialmente conhecida pelos seus vinhos brancos, mas as vinícolas do país também produzem tintos, rosés e espumantes. Em geral, os vinhos produzidos em Pfalz são secos e encorpados. Porém, dependendo da variedade das uvas e do solo onde foram cultivadas, há os vinhos mais leves e os mais doces. Os de mesa, para consumo diário, são em sua maioria provenientes de uvas semeadas nos solos de Loess.
Rota do vinho
A Deustschen Weinstrasse é uma das rotas turísticas de vinhos mais antigas do mundo. Por ela é possível percorrer diversas cidades em Pfalz que possuem vinícolas, indo de Bockenhein à Schweigen, que faz fronteira com a França. Para quem curte andar a pé ou de bicicleta, pode fazer o roteiro das vinícolas situadas entre o Rio Reno e a floresta Pfälzerwald pela Rad-und der Wanderweg Deutsche Weinstrasse.
Festivais
Todos os anos, entre os meses de maio e outubro, as 13 regiões vinícolas da Alemanha promovem festivais do vinho. Estes eventos são abertos ao público e são uma ótima oportunidade para turistas experimentarem vários tipos de vinho, especialmente os que são comercializados somente no país. Isto torna a experiência singular. Além disso, é possível provar a Schorle, uma bebida refrescante obtida da mistura de vinho com água gaseificada.
Original: http://blog.artdescaves.com.br/conheca-pfalz-regiao-que-mais-produz-vinhos-alemanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário