Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vinhos X Dentes



Por Graciela Melilli
Com a chegada da época fria do ano e seguramente o outono/inverno são as estações em que mais apetece o consumo de um bom vinho.

Devemos ficar atentos às substâncias ácidas presentes nos vinhos brancos, tintos e espumantes.


"O vinho branco é reconhecido como sendo mais erosivo que o tinto. Mas é a maneira como você consome que é importante. Se você beber um copo de vinho com a sua refeição e der um intervalo de pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes, não tem problema", explica Damien Walmsley, da British Dental Association, salientando que escovar os dentes logo depois de beber o vinho também intensifica o dano.

"A tradição de desfrutar de diferentes queijos em combinação com o vinho, pode ter um efeito benéfico na prevenção da erosão dental, desde que estes queijos contenham uma concentração elevada de cálcio", destacou, enfatizando que isso ajuda a "neutralizar o ataque ácido".

As causas mais frequentes associadas à erosão dental são as extrínsecas (externas), como consumo imoderado de bebidas ácidas como vinhos, refrigerantes, frutas cítricas, etc.

Entretanto, também podemos ter erosão ácida por ácidos intrínsecos, provenientes do estômago em caso de refluxo ou vômito.

Temos relatos que descrevem casos ocorridos em provadores profissionais ou em revendedores de vinho. Os provadores costumam colocar e reter o vinho na boca por mais tempo, para a necessária degustação (15 a 20 segundos em cada ocasião) e repetem esse procedimento por até 50 vezes por dia, o que em muitas situações, pode ser suficiente para produzir erosão generalizada na dentição.

Para o tratamento e controle dos quadros de erosão dental há necessidade de que seja desencorajado o consumo exagerado de vinho e demais substâncias ácidas.

É importante, também, o uso diário de cremes dentais de baixa abrasividade, contendo flúor e bochechos e aplicações com flúor em consultório. Devem ser escolhidas escovas de cerdas extra–macias e que haja menor pressão durante a escovação. É recomendado, ainda, que seja realizada a higiene oral no máximo 60 minutos após o consumo de vinho, para permitir a remineralização das áreas afetadas.

Nas superfícies dentais mais gravemente afetadas, poderá haver necessidade da realização de uma restauração.

Não bocheche, nem retenha refrigerantes ou bebidas ácidas por tempo prolongado.

Visite seu dentista regularmente!

Fonte: http://gracielamelilli.blogspot.com.br/2011/08/vinhos-x-dentes.html 















Um comentário: